Atividades:
Pesquisa: Peça aos alunos para pesquisarem exemplos de algo que possa desbotar com o tempo, como roupas, tinta, cabelo, móveis, etc. Eles podem apresentar as suas descobertas para a turma e discutir os motivos para a descoloração.
Observação: Leve para a sala de aula objetos desbotados, como uma camiseta branca que agora está cinza ou uma foto que perdeu a cor com o tempo. Peça aos alunos para observarem a diferença entre o objeto original e o desbotado e discutir por que isso aconteceu.
Exercícios:
Comparação: Faça uma lista de objetos que são habitualmente coloridos e peça aos alunos para compará-los aos seus equivalentes desbotados. Por exemplo, uma maçã vermelha e uma maçã que foi deixada ao sol por muito tempo e agora está quase marrom. Eles podem discutir as diferenças entre as cores originais e as desbotadas.
Descrição: Peça aos alunos para descreverem objetos desbotados usando adjetivos que descrevam a sua aparência, como desbotado, descolorido, desvanecido, opaco, etc.
Jogos:
Jogo da Memória: Crie um jogo da memória com imagens de objetos coloridos e suas correspondentes desbotadas. Os alunos devem combinar as imagens corretas para ganhar pontos.
Jogo da Loteria: Faça um jogo da loteria com imagens de objetos que podem desbotar, como roupas, tinta e tecidos. Os alunos devem identificar as imagens sorteadas em suas cartas e marcar os espaços correspondentes. O primeiro a preencher toda a cartela é o vencedor.