Atividades:
a) O vento forte _ a travessia do barco. b) A falta de dinheiro _ a vida dos mais pobres. c) O excesso de tarefas _ o rendimento escolar dos alunos. d) A falta de comunicação _ a convivência entre casais. e) A chuva intensa _ a realização do evento ao ar livre.
Escreva um pequeno texto descrevendo uma situação em que a dificuldade de comunicação dificultou o entendimento entre as pessoas.
Crie uma lista de coisas que podem dificultar a realização de um objetivo ou tarefa.
Exercícios:
a) A rampa íngreme _ a subida da bicicleta. b) O excesso de peso _ o transporte da carga. c) O trânsito intenso _ a chegada no horário. d) A falta de experiência _ a realização da tarefa. e) A má qualidade do produto _ o consumo do cliente.
Dê exemplos de situações em que a dificuldade pode levar ao desenvolvimento de habilidades e competências.
Invente uma história em que um personagem enfrenta diversas dificuldades para alcançar um objetivo e, no final, consegue superá-las.
Jogos:
Jogo da Memória: faça uma lista de palavras relacionadas à dificuldade (ex: obstáculo, empecilho, desafio, complicação). Escreva cada palavra em dois cartões diferentes e misture-os com a face virada para baixo. Os jogadores devem escolher dois cartões e tentar descobrir a correspondência. O jogador que tiver mais pares no final do jogo vence.
Caça-Palavras: crie um caça-palavras com palavras relacionadas à dificuldade. Os jogadores devem encontrar todas as palavras na matriz de letras. O jogador que encontrar todas as palavras primeiro vence.
Stop: escolha uma categoria de palavras (ex: animais, países, profissões) e uma letra inicial. Os jogadores devem escrever uma palavra que comece com a letra escolhida e pertença à categoria escolhida. Quem conseguir escrever uma palavra em menos tempo vence. Quando um jogador escrever a palavra "dificultar", ele ganha um ponto extra.