Atividades:
1) Dividir a turma em grupos e propor a realização de uma atividade cooperativa, na qual cada grupo tenha que dividir tarefas e responsabilidades de forma equitativa entre seus membros.
2) Propor um jogo em que cada jogador tenha um número de objetos (por exemplo, 20 bolinhas), e deva dividi-los igualmente entre si e seus parceiros de jogo.
3) Fazer uma atividade de matemática em que os alunos tenham que dividir quantidades de objetos em partes iguais, utilizando estratégias diversas, como a divisão exata ou o uso de frações.
Exercícios:
1) Calcular a divisão de 156 por 4.
2) Resolver a operação matemática: (24 + 8) / 4.
3) Encontrar o resultado da divisão de 537 por 9.
Jogos:
1) Jogo da divisão exata: cada jogador recebe uma carta com um número e deve encontrar um parceiro que tenha um número que seja divisível pelo seu.
2) Divisão relâmpago: dois jogadores competem para resolver o maior número de divisões em um curto espaço de tempo.
3) Jogo da divisão de frações: os jogadores recebem cartas com frações e devem dividi-las entre si de forma equitativa, utilizando estratégias como simplificação e multiplicação pelo inverso.