Atividades: 1. Escreva uma história que envolva uma personagem "esperta". 2. Faça uma lista de características de pessoas "espertas". 3. Desenhe um personagem "esperto" e crie um nome para ele(a). 4. Pesquise sobre alguma pessoa famosa que seja considerada "esperta" e escreva um texto sobre ela.
Exercícios: 1. Complete as frases abaixo com a palavra "esperta": a) Ela é muito __, sempre sabe a resposta certa. b) O gato é um animal muito __, consegue se esconder em qualquer lugar. c) Ele é um jogador de futebol muito ___, sempre consegue driblar os adversários.
Jogos: 1. Jogo da Memória: faça cartas com imagens de diferentes animais (por exemplo, gato, coruja, macaco, raposa) e escreva a palavra "esperto" em algumas delas. Embaralhe as cartas e jogue o jogo da memória, tentando encontrar as cartas com a palavra "esperto" e o animal correspondente.
Jogo de Adivinhação: escolha um grupo de palavras relacionadas a "esperto" (como "inteligente", "astuto", "perspicaz", "sagaz") e faça charadas para que os jogadores adivinhem as palavras. Por exemplo: "Sou uma palavra que significa 'perspicaz'. Começo com a letra 'I'. Qual é a palavra?"
Jogo de Desenho: divida os jogadores em duplas. Um jogador escolhe um animal e representa-o de forma abstrata, utilizando formas geométricas e linhas retas. O outro jogador deve adivinhar qual é o animal representado e dizer por que ele é considerado "esperto". Depois, os jogadores trocam de papéis.