Atividades:
Caça-palavras: criar um caça-palavras com a palavra "fachos" e outras palavras relacionadas ao tema.
Classificação: apresentar aos alunos imagens de objetos que emitem luz, como lanternas, abajures, velas, etc. Pedir que os alunos classifiquem de acordo com a intensidade da luz, criando assim uma escala de fachos.
Leitura: orientar os alunos a ler textos que abordem a utilização de fachos em diferentes contextos, como em faróis de carros, lanternas de acampamento, entre outros.
Exercícios:
Identificação: pedir que os alunos identifiquem a diferença entre luz direta e luz difusa, associando cada tipo de luz a um tipo de facho.
Compreensão: elaborar questões sobre o tema, avaliando a capacidade dos alunos em compreender conceitos relacionados aos fachos de luz.
Experimentação: criar atividades práticas em que os alunos possam experimentar como a concentração e a direção dos fachos de luz afetam a visibilidade do ambiente.
Jogos:
Jogo da memória: criar cartas com imagens de objetos que emitem luz (lanternas, velas, faróis de carro, etc.) e pedir que os alunos joguem o jogo da memória, associando as imagens aos seus respectivos nomes e fachos de luz.
Jogo de tabuleiro: criar um jogo de tabuleiro em que os jogadores precisam avançar pelo tabuleiro, respondendo a perguntas sobre os diferentes tipos de fachos de luz.
Jogo de adivinhação: pedir que os alunos criem adivinhas relacionadas à palavra "fachos" e disputem em equipes para ver quem acerta o maior número.