Desafio de conjugação: Jogue "Batalha Naval" e, para cada jogada, o jogador deve conjugar o verbo "falar" no tempo verbal correspondente à coordenada escolhida. Exemplo: Se o jogador escolher a coordenada A5, ele deve conjugar "falar" no presente do subjuntivo ("Se eu falasse...").
Palavras cruzadas: Crie uma cruzadinha com verbos irregulares no presente do subjuntivo. O enunciado pode ser algo como: "Se eles __ (falar) a verdade, tudo ficará bem".
Charadas: Crie charadas com o verbo "falar", como por exemplo: "O que é, que todos tem, mas poucos usam?" (resposta: a língua, que é usada para falar).
Jogo de adivinhação: Divida a turma em grupos e faça com que eles adivinhem o que o personagem de uma história está pensando ou falando, utilizando o verbo "falar". O grupo que adivinhar corretamente ganha pontos.
Caça-palavras: Esconda a palavra "falar" em um caça-palavras e desafie os alunos a encontrá-la.
Ditado: Faça um ditado com frases que contenham o verbo "falar" conjugado em diferentes tempos verbais.
Jogo de mímica: Faça uma lista de frases que contenham o verbo "falar" e peça para que os alunos as representem através de mímica. O grupo que acertar mais frases ganha o jogo.
História cooperativa: Divida a turma em grupos e faça com que cada grupo escreva uma história em que o verbo "falar" seja utilizado. O grupo seguinte deve continuar a história de onde o anterior parou, mantendo o uso do verbo. O objetivo é construir uma história coesa e divertida.