Atividades:
Pesquisa sobre a funcionalidade de diferentes objetos do cotidiano, como utensílios de cozinha, ferramentas, eletrônicos, etc.;
Elaboração de um guia de funcionalidades de um produto ou serviço, explicando como cada uma delas contribui para atender às necessidades do usuário;
Debate sobre a importância da funcionalidade em relação à estética na criação de produtos;
Exercícios:
Identificação de características que tornam um produto funcional, como ergonomia, praticidade e eficiência;
Análise de produtos existentes e sugestão de melhorias para torná-los mais funcionais;
Elaboração de um plano de testes para avaliar a funcionalidade de um produto, levando em consideração as necessidades do usuário;
Jogos:
Jogo da Funcionalidade: apresentação de diferentes objetos que podem ter sua funcionalidade questionada e o jogador deve apontar as possíveis funções do objeto;
Jogo das Melhorias: o jogador recebe a imagem de um produto e deve sugerir melhorias para torná-lo mais funcional;
Jogo das Necessidades: o jogador recebe a descrição de uma necessidade do usuário e deve indicar qual produto ou serviço seria mais funcional para atendê-la.