Atividades:
Listagem de periféricos: O professor pode desenvolver uma atividade de lista com os alunos, solicitando que listem todos os periféricos que conhecem, tais como impressoras, mouses, teclados, scanners, entre outros.
Identificação de periféricos: O professor pode apresentar imagens de diferentes periféricos e solicitar que os alunos identifiquem cada um deles.
Discussão de periféricos essenciais: O professor pode promover uma discussão em sala de aula sobre quais são os periféricos mais essenciais para o uso de um computador em diferentes contextos.
Exercícios:
Completar a frase: O professor pode apresentar uma frase incompleta, como “O periférico responsável por…”, e solicitar que os alunos completem a frase com a palavra adequada.
Associar periféricos a funções: O professor pode apresentar uma lista de funções, como “imprimir documentos” ou “capturar imagens”, e solicitar que os alunos associem cada função a um periférico específico.
Identificar periféricos com base em características: O professor pode apresentar uma lista de características, como “tem formato oval” ou “é conectado através de uma porta USB”, e solicitar que os alunos identifiquem o periférico descrito.
Jogos:
Jogo da memória: O professor pode criar um jogo da memória com imagens de diferentes periféricos.
Bingo de periféricos: O professor pode criar um bingo com nomes de diferentes periféricos.
Caça-palavras: O professor pode criar um caça-palavras com diferentes nomes de periféricos para os alunos encontrarem.