Atividade de identificação de intenções: escreva frases curtas e simples, como "Posso pegar um lápis?" e peça aos alunos que identifiquem a intenção do falante (pedir permissão).
Exercício de interpretação: apresente diálogos fictícios ou trechos de conversas reais e peça aos alunos que analisem o significado das palavras e a intenção do falante.
Jogo de simulação: divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie uma situação social (por exemplo, uma festa de aniversário) e elabore diálogos adequados à situação. Em seguida, os grupos trocam de lugar e representam as cenas criadas pelos outros.
Atividade de identificação de inferências: apresente um texto curto e peça aos alunos que identifiquem as inferências que podem ser feitas a partir dele.
Jogo da negociação: divida a turma em duplas e peça que cada par se imagine em uma situação em que precisam negociar algo (por exemplo, um salário para um novo emprego). Cada dupla deve tentar chegar a um acordo satisfatório, usando as habilidades pragmáticas para persuadir o outro.
Exercício de produção textual: peça aos alunos que escrevam uma carta formal para pedir um emprego ou uma vaga em uma universidade. Nessa atividade, eles terão que usar habilidades pragmáticas para convencer o destinatário de que são os melhores candidatos.
Jogo da conversa telefônica: peça aos alunos que formem duplas e simulem conversas telefônicas em que um dos participantes precisa vender um produto ou serviço. O objetivo é persuadir o outro participante a comprar o que está sendo oferecido, usando habilidades pragmáticas e persuasivas na conversa.
Atividade de interpretação de imagens: apresente imagens que representam situações sociais diversas e peça aos alunos que identifiquem as intenções das pessoas na imagem e as habilidades pragmáticas que estão sendo utilizadas.
Exercício de níveis de linguagem: apresente frases em diferentes níveis de linguagem (formal, informal, gírias, etc) e peça aos alunos que identifiquem o contexto adequado para cada uma delas.
Jogo de interpretação de expressões faciais: apresente fotos de pessoas com expressões faciais diversas e peça que os alunos identifiquem a emoção que a pessoa está sentindo e os comportamentos pragmáticos adequados para interagir com ela.