Atividades:
Debate em grupo: Divida a turma em grupos e proponha um debate sobre situações que podem gerar medo ou receio. Cada grupo deve apresentar argumentos que justifiquem a sua posição.
Leitura compartilhada: Escolha um texto que trate do tema do medo ou da insegurança e faça a leitura compartilhada com os alunos. Em seguida, proponha uma discussão sobre o que foi lido.
Produção textual: Peça aos alunos que escrevam um texto sobre uma situação em que se sentiram receosos e como lidaram com essa emoção.
Exercícios:
Preenchimento de lacunas: Apresente frases com lacunas e peça aos alunos que completem com sinônimos de receoso, como “com medo”, “inseguro” e “temeroso”.
Teste de conhecimento: Elabore um questionário com perguntas sobre o tema do medo e da insegurança para que os alunos possam testar seus conhecimentos.
Jogo de palavras: Use cartões com palavras relacionadas ao medo e à insegurança e proponha que os alunos formem frases usando essas palavras.
Jogos:
Caça-palavras: Elabore um caça-palavras com sinônimos de receoso e peça aos alunos que encontrem as palavras escondidas na sopa de letras.
Jogo da memória: Use cartões com imagens que representem situações em que se pode sentir medo ou insegurança e proponha que os alunos joguem o jogo da memória.
Perguntas e respostas: Divida a turma em grupos e proponha um jogo de perguntas e respostas sobre o tema do medo e da insegurança. O grupo que acertar mais questões vence o jogo.