Atividades:
1) Pesquisa em grupo sobre tecnologias ultrapassadas, como máquinas de escrever, fitas de vídeo, etc.
2) Debate em sala de aula sobre a importância de preservar a história e a cultura mesmo diante do avanço tecnológico.
3) Produção de um texto argumentativo sobre a relação entre passado e presente na sociedade contemporânea.
Exercícios:
1) Complete as frases usando a palavra "ultrapassado":
a) O hábito de enviar cartas pelo correio está cada vez mais ____.
b) O modelo de educação tradicional, sem o uso de tecnologias, é considerado ____ por muitos especialistas.
c) Muitos estudiosos afirmam que o modelo atual de consumo é ____ e não é sustentável a longo prazo.
2) Escreva um pequeno texto sobre um objeto, costume ou ideia que considera ultrapassado. Justifique sua escolha e reflita sobre a importância de preservar a história.
Jogos:
1) Jogo da Memória: Faça um jogo da memória com imagens de tecnologias ultrapassadas e suas respectivas descrições. Os alunos devem encontrar as duplas corretas.
2) Caça-palavras: Crie um caça-palavras com palavras relacionadas ao tema "ultrapassado", como obsoleto, antiquado, velho, desatualizado, etc.
3) Quiz: Faça um quiz sobre a história e a cultura de diferentes épocas, com perguntas que envolvam objetos, costumes, ideias e eventos que já passaram.