Atividade de leitura: apresente o livro “O Livro dos Porquês” e solicite que os alunos leiam a primeira página e destaquem onde aparece a palavra “abri-lo”. Em seguida, pergunte por que essa palavra aparece naquele contexto.
Exercício de escrita: peça aos alunos para escreverem uma frase utilizando a palavra “abri-lo” de forma criativa e original.
Jogo da forca: escreva a palavra “abri-lo” em letras separadas em um quadro negro ou folha de papel e dê aos alunos a oportunidade de adivinhar as letras ausentes antes de serem “enforcados”.
Atividade de caça-palavras: crie uma tabela com várias palavras relacionadas à leitura, incluindo a palavra “abri-lo”. Os alunos devem encontrar todas as palavras na tabela.
Exercício de interpretação de texto: distribua um texto curto para os alunos lerem e peça que identifiquem onde a palavra “abri-lo” pode ser usada em contexto.
Jogo da memória: imprima várias imagens de livros e escreva a palavra “abri-lo” em um cartão separado. Coloque os cartões virados para baixo e peça aos alunos para encontrar o par correspondente.
Atividade de vocabulário: dê aos alunos a definição da palavra “abri-lo” e peça que escrevam um sinônimo e um antônimo.
Exercício de gramática: solicite aos alunos para identificarem o verbo na frase “vou abri-lo”.
Jogo de charadas: mime uma ação relacionada a abrir algo (como uma porta ou uma janela) e peça aos alunos para adivinharem qual palavra você está representando.
Atividade de expressão oral: divida a turma em pequenos grupos e peça que cada grupo crie uma história em que a palavra “abri-lo” apareça. Cada grupo deve apresentar sua história para a turma.