Atividade de escrita: pedir aos alunos para escreverem uma história com a palavra “arpão”. Eles podem usar a criatividade e a imaginação para criar uma trama interessante.
Jogo de memória: fazer cartas com imagens de objetos que começam com a letra “a”, como arpão, abacaxi, abelha, entre outros. Embaralhar as cartas e distribuir entre os jogadores. Cada jogador deve virar uma carta e tentar lembrar onde está a carta correspondente ao objeto que ele virou.
Exercício de vocabulário: pedir aos alunos para pesquisarem sinônimos e antônimos da palavra “arpão” e utilizarem em frases.
Jogo de caça ao tesouro: esconder um arpão (de brinquedo) em algum lugar da sala ou do pátio da escola. Dividir os alunos em equipes e dar pistas para que encontrem o objeto.
Atividade de desenho: pedir aos alunos para desenharem um arpão e criar uma cena em que ele seja utilizado, como um pescador pescando um peixe com um arpão.
Exercício de matemática: criar situações-problema envolvendo o arpão, como calcular a distância que o arpão percorre para fisgar um peixe ou calcular o peso máximo que um arpão suporta antes de quebrar.
Jogo da forca: escolher a palavra “arpão” e desenhar traços correspondentes ao número de letras. Pedir que os alunos tentem adivinhar as letras e formar a palavra antes que o boneco da forca seja completo.