1) Atividade de escrita: Escreva uma carta imaginando que você é o capitão de um navio e precisa atracar no porto. Descreva de forma detalhada todo o processo de atracagem, incluindo os cuidados necessários com a segurança da tripulação e da carga.
2) Exercício de vocabulário: Crie uma lista de sinônimos e antônimos da palavra "atracar". Por exemplo, sinônimos podem ser "atracadouro", "ancorar", "amarrar", enquanto antônimos podem ser "desatracar", "soltar", "zarpar".
3) Jogo de adivinhação: Um participante escolhe uma palavra relacionada a atracar e dá uma dica para os outros jogadores adivinharem. Por exemplo, se a palavra escolhida for "píer", a dica pode ser "local onde os navios atracam".
4) Atividade de desenho: Desenhe um navio atracando no porto e inclua todos os detalhes necessários, como o guindaste para descarregar a carga, os cabos de amarração e os tripulantes envolvidos no processo.
5) Jogo de memória: Crie um jogo de memória com imagens relacionadas a atracar, como navios, portos, guindastes e cabos de amarração. Cada participante deve virar duas cartas por vez e tentar encontrar as correspondentes. O jogador com mais pares ao final do jogo vence.