Atividade de escrita: O aluno deve escrever uma lista de coisas que ele colecionaria se pudesse. Em seguida, deve explicar por que aquelas coisas lhe interessam.
Exercício de leitura: O professor pode selecionar textos sobre colecionadores famosos ou sobre diferentes tipos de coleções, como selos, moedas ou cartões de beisebol.
Jogo de memória: O jogo consiste em combinar imagens de objetos que podem ser colecionados, como carrinhos, bonecos, livros ou pedras preciosas.
Jogo de palavras: O professor dá uma palavra relacionada à coleção, como "álbum", "exposição" ou "catálogo", e os alunos devem pensar em outras palavras relacionadas.
Atividade de pesquisa: Os alunos podem pesquisar em casa ou na biblioteca sobre diferentes tipos de coleções e apresentar seus resultados para a turma.
Jogo de adivinhação: O professor pode descrever um objeto que pode ser colecionado, como "tem um monte de figuras e pode ser organizado em um álbum", e os alunos devem adivinhar o que é.
Exercício de expressão oral: Os alunos devem explicar para seus colegas por que colecionam algo e compartilhar suas histórias sobre a coleção.
Jogo de ordenação: O professor pode apresentar uma coleção de objetos embaralhados e os alunos devem colocá-los em ordem, com base em critérios como cor, tamanho ou ordem alfabética.
Atividade de desenho: Os alunos devem desenhar sua coleção ou uma parte dela, usando diferentes técnicas e materiais.
Jogo de criação: Os alunos devem criar sua própria coleção imaginária, desenhando, escrevendo ou apresentando-a de alguma outra forma.