Atividades:
1) Faça um quadro comparativo entre duas pessoas famosas e apresente para a classe.
2) Peça aos alunos para descreverem as semelhanças e diferenças entre eles e seu melhor amigo.
3) Divida a turma em grupos e peça que criem um anúncio publicitário comparando dois produtos.
Exercícios:
1) Complete a frase: "Eu me comparo com outras pessoas quando..."
2) Liste três situações em que a comparação pode ser útil e três situações em que pode ser prejudicial.
3) Escreva um parágrafo sobre como a comparação pode afetar positivamente ou negativamente a autoestima.
Jogos:
1) Jogo da memória comparativa: cada carta tem uma imagem diferente de objetos ou situações. O objetivo é encontrar pares de cartas que tenham semelhanças ou diferenças.
2) Jogo da verdade comparativa: cada jogador deve responder a uma pergunta sobre si mesmo e comparar com o colega ao lado. Por exemplo: "Eu gosto mais de pizza ou de hambúrguer? E você?"
3) Jogo da balança comparativa: dois alunos se posicionam em uma balança imaginária e devem escolher um objeto que melhor represente cada um deles. Após a escolha, a turma deve discutir se os objetos são equivalentes em peso ou não e, se não forem, como podem ser equilibrados.