Atividades:
Debate: Divida a turma em grupos e peça para que discutam os prós e contras do uso de contraceptivos. Em seguida, cada grupo apresenta suas conclusões para a turma.
Palestra: Convide um profissional da área da saúde para falar sobre métodos contraceptivos. Após a palestra, promova uma discussão com a turma.
Pesquisa: Peça para que os alunos realizem pesquisas sobre diferentes métodos contraceptivos, suas vantagens e desvantagens, e apresentem seus resultados para a turma.
Exercícios:
a) O método contraceptivo mais eficaz é a ____. b) A camisinha é um método contraceptivo ____. c) A pílula contraceptiva é um método contraceptivo _____.
a) O método contraceptivo de barreira impede a fecundação. (Verdadeiro ou Falso?) b) A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo comum. (Verdadeiro ou Falso?) c) O DIU é um método contraceptivo de longa duração. (Verdadeiro ou Falso?)
Jogos:
Caça-palavras: Crie um caça-palavras com palavras relacionadas a contraceptivos. Os alunos devem encontrar as palavras escondidas na matriz de letras.
Jogo da memória: Faça cartas com imagens de diferentes métodos contraceptivos e seus nomes correspondentes. Os alunos devem jogar o jogo da memória, encontrando as correspondências corretas.
Jogo da forca: Escolha palavras relacionadas a contraceptivos e faça um jogo da forca. Os alunos devem adivinhar a palavra, dando palpites de letras que podem estar presentes na mesma.