📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Encapsulamento

Atividades:

  1. Crie um diagrama de classes para um sistema de gerenciamento de escola, incluindo as classes Aluno, Disciplina e Professor. Utilize o encapsulamento para garantir a integridade dos dados e a segurança do sistema.

  2. Escreva um programa que utilize a técnica de encapsulamento para criar uma classe chamada Pessoa, contendo os atributos nome, idade e altura. Implemente métodos para definir e obter esses valores, garantindo que eles sejam sempre válidos.

  3. Faça uma pesquisa sobre os benefícios do encapsulamento na programação orientada a objetos e escreva um texto explicando o que é encapsulamento e por que ele é importante.

Exercícios:

  1. Crie uma classe chamada ContaBancaria que tenha os atributos número da conta, nome do titular, saldo e senha. Utilize o encapsulamento para proteger a senha do titular e para garantir a integridade do saldo.

  2. Escreva um programa que simule uma loja de produtos eletrônicos, utilizando a técnica de encapsulamento para proteger informações sensíveis, como o preço dos produtos e os dados dos clientes.

  3. Crie uma classe chamada Retangulo, que tenha os atributos base e altura. Utilize o encapsulamento para garantir que esses valores sejam sempre válidos e implemente métodos para calcular a área e o perímetro do retângulo.

Jogos:

  1. "Proteja a Senha": em um jogo de perguntas e respostas, os participantes devem responder a questões sobre o encapsulamento e, a cada resposta correta, o jogador recebe uma letra da senha. O jogador que conseguir completar a senha primeiro, ganha o jogo.

  2. "Caça ao Atributo": os participantes devem encontrar os atributos de um objeto encapsulado em um código-fonte confuso. O primeiro participante a encontrar todos os atributos corretamente, ganha o jogo.

  3. "Pegue a Informação": um jogador desempenha o papel de "encapsulador", protegendo informações sensíveis em um objeto. Os demais jogadores devem tentar "pegar" essa informação, respondendo a perguntas sobre o objeto. O jogador que conseguir descobrir a informação protegida, ganha o jogo.

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