Jogo de sinônimos e antônimos: O facilitador diz uma palavra e os participantes devem dizer um sinônimo e um antônimo para a palavra. Exemplo: Equivocado. Sinônimos: errôneo, enganoso, falho. Antônimos: correto, acertado, exato.
Exercício de interpretação de texto: O facilitador pode criar um texto com informações equivocadas e pedir aos participantes que leiam e identifiquem as informações erradas.
Jogo da reescrita: O facilitador escreve uma frase equivocada e pede aos participantes que a reescrevam de forma correta.
Atividade de debate: O facilitador apresenta uma afirmação equivocada e os participantes discutem a veracidade da informação, apresentando argumentos que comprovam ou refutam a afirmação.
Jogo da correção de erros: O facilitador apresenta um texto com erros de ortografia e gramática e pede aos participantes que identifiquem e corrijam os erros.
Atividade de reflexão: O facilitador apresenta uma situação em que alguém tomou uma decisão equivocada e pede aos participantes que reflitam sobre como teriam agido no lugar dessa pessoa, usando informações e conhecimentos que possuem.
Jogo de interpretação de imagens: O facilitador apresenta uma imagem equivocada e os participantes devem interpretá-la e identificar a mensagem incorreta que ela transmite, propondo uma nova interpretação correta.