Atividade de vocabulário: Peça aos alunos para identificarem palavras que possam ser usadas em lugar de “estampido”. Por exemplo: barulho alto, estrondo, explosão, disparo.
Exercício de escrita: Peça aos alunos para escreverem uma história usando a palavra “estampido”. Dê exemplos de como a palavra pode ser usada em diferentes contextos, como um estampido de fogos de artifício em uma comemoração ou um estampido de arma em um tiroteio.
Jogo de charadas: Escreva “estampido” em um pedaço de papel e cole-o na testa de um aluno. Os outros alunos devem dar pistas para ajudá-lo a adivinhar a palavra sem dizer diretamente.
Atividade de ciências: Explique como o som é produzido por vibrações e dê exemplos de diferentes tipos de estampidos, como um trovão ou uma onda sonora.
Exercício de gramática: Peça aos alunos para identificarem o tipo de palavra que é “estampido” (substantivo). Peça para que façam uma lista de outros substantivos relacionados a sons altos e intensos.
Jogo de memória: Crie cartas com imagens ou palavras relacionadas a estampidos, como fogos de artifício, arma, trovão, explosão, etc. Peça aos alunos para fazerem um jogo de memória em que eles devem encontrar as cartas iguais.
Atividade de arte: Peça aos alunos para criarem uma obra de arte inspirada em um estampido. Eles podem usar diferentes materiais, como tinta, papel ou argila para criar uma representação visual do som.