Atividade: Identificando componentes intracelulares Material necessário: microscópio e lâminas preparadas de células Instruções:
- Divida os alunos em grupos
- Entregue a cada grupo um microscópio e uma lâmina preparada de célula
- Peça para os alunos observarem a lâmina e identificarem os componentes intracelulares presentes na célula
- Podem ser identificados: núcleo, mitocôndrias, ribossomos, retículo endoplasmático, complexo de golgi e lisossomos
- Após a identificação, cada grupo deve apresentar o que encontrou para a turma e explicar a função de cada componente intracelular.
Exercício: Preenchendo lacunas sobre processos intracelulares Instruções:
- Distribua uma folha com um texto sobre processos intracelulares para os alunos
- O texto deve conter lacunas que precisam ser preenchidas pelos alunos
- As lacunas devem conter palavras relacionadas aos processos intracelulares, como: mitose, transporte ativo, síntese de proteínas, respiração celular, entre outros
- Os alunos devem preencher as lacunas e entregar a folha para correção.
Jogo: Memória intracelular Material necessário: cartas com imagens de componentes intracelulares Instruções:
- Embaralhe as cartas e coloque-as em uma mesa com a face voltada para baixo
- O primeiro jogador deve virar duas cartas e tentar encontrar a correspondência entre elas (ex: núcleo e núcleo)
- Caso acerte, pode continuar jogando, caso contrário, passa para o próximo jogador
- O vencedor é aquele que conseguir encontrar mais correspondências.