Atividades: 1. Explique o que significa a palavra intrusiva e peça aos alunos para pensarem em exemplos de comportamentos intrusivos. Depois, discuta em grupo como essas situações podem ser evitadas ou lidadas de forma mais adequada.
Peça aos alunos para criarem uma cena em que um personagem está sendo intrusivo com outro. Eles podem apresentar a cena em forma de dramatização para a turma ou escrever um pequeno roteiro.
Desafie os alunos a observarem o comportamento de outras pessoas durante um dia e identificarem situações de intrusão. Eles podem documentar essas situações em um diário e discutir em grupo no dia seguinte.
Exercícios: 1. Complete as frases abaixo com a palavra intrusiva: a) O comportamento ___ pode incomodar outras pessoas. b) Quando alguém é ___, ela está invadindo o espaço pessoal de outra pessoa. c) Os pais devem ensinar seus filhos a respeitar os limites dos outros e evitar comportamentos ___.
Jogos: 1. Jogo da etiqueta: Peça aos alunos para se dividirem em duplas e escolherem quem será o "intruso". O objetivo do jogo é tentar tocar o ombro do parceiro sem que ele perceba. Se o parceiro perceber, o intruso perde.