Atividade 1 – Identificando Lugar-comum
Material: papel sulfite e lápis
Procedimento:
Entregue uma folha de papel sulfite e um lápis para cada aluno.
Peça que escrevam três frases que considerem lugar-comum.
Colete as folhas e escreva as frases no quadro.
Explique o que é lugar-comum e peça que os alunos identifiquem as frases que eles escreveram.
Atividade 2 – Encaixando as palavras
Material: cartões com palavras relacionadas a lugar-comum.
Procedimento:
Recorte algumas palavras relacionadas a lugar-comum em cartões.
Embaralhe as palavras e entregue para cada aluno.
Peça que organizem as palavras formando frases não lugar-comum.
Depois de todos terminarem, peça que leiam as frases formadas.
Atividade 3 – Jogo da Forca
Material: papel sulfite e lápis
Procedimento:
Escreva a palavra “lugar-comum” na lousa.
Divida a turma em dois grupos.
Escolha um aluno do primeiro grupo e peça que escolha uma letra.
Se a letra escolhida fizer parte da palavra, escreva-a no quadro. Caso contrário, desenhe uma parte do corpo do boneco da forca.
O grupo terá que adivinhar a palavra antes que o boneco da forca seja completo.
O grupo que adivinhar a palavra ganha um ponto.
Repita o jogo com o outro grupo.
Atividade 4 – Lugar-comum ou não?
Material: papel sulfite e lápis
Procedimento:
Escreva algumas frases na lousa.
Peça que os alunos indiquem se a frase é lugar-comum ou não.
Depois de identificarem todas as frases, discuta as respostas com a turma.