Palavras Cruzadas: Elaborar um jogo de palavras cruzadas com palavras relacionadas às orquestras, tais como: maestro, músicos, partituras, instrumentos, concertos, sinfonias, entre outros.
Jogo da Forca: Criar um jogo da forca com palavras relacionadas às orquestras, como: violino, violoncelo, trompete, clarinete, flauta, bateria, entre outros.
História das Orquestras: Elaborar uma atividade em que os alunos pesquisem e elaborem uma breve história das orquestras, desde o seu surgimento até os dias atuais.
Identificação de Instrumentos: Mostrar aos alunos fotos de diversos instrumentos e pedir para que identifiquem quais são utilizados nas orquestras, bem como a sua utilização na composição musical.
Montagem de uma Orquestra: Elaborar uma atividade em que os alunos criem uma orquestra, escolhendo os instrumentos e os músicos que farão parte dela.
Colorindo a Orquestra: Fornecer aos alunos um desenho em branco de uma orquestra e pedir para que eles a pintem e identifiquem os instrumentos utilizados.
Identificação de Músicas: Tocar diversas músicas de orquestras para os alunos e pedir para que eles identifiquem o nome da música e o compositor.
Ditado Melódico: Fazer um ditado melódico com trechos de músicas de orquestras e pedir para que os alunos identifiquem as notas musicais utilizadas.
Instrumentos de Percussão: Explorar a variedade de instrumentos de percussão utilizados em orquestras e propor atividades em que os alunos possam conhecer e tocar estes instrumentos.
Composição Musical: Propor uma atividade em que os alunos possam compor uma música para uma orquestra, utilizando instrumentos e notas de sua escolha.