Atividades:
Identificação de palavras retidas em frases: apresente frases que contenham palavras retidas e peça aos alunos para identificá-las e explicar o seu significado.
Criação de frases com palavras retidas: peça aos alunos para criar frases que contenham palavras retidas e explicar o seu significado.
Identificação de palavras retidas em textos: apresente um texto que contenha palavras retidas e peça aos alunos para identificá-las e explicar o seu significado.
Exercícios:
Complete as seguintes frases com palavras retidas: a) A palavra "pelo" é uma contração de "por" e... b) O atleta teve uma lesão no joelho e ficou... c) Quando me perguntaram onde eu morava, eu respondi que era de... d) O motorista foi multado por dirigir em... e) O ingresso do show ficou retido na bilheteria e não pude entrar.
Marque a opção correta: a) A palavra "pelo" é uma contração de "per" mais... ( ) o ( ) lo ( ) la b) Quando uma pessoa é retida, ela... ( ) é liberada ( ) é presa ( ) é multada c) A palavra "onde" é uma contração de... ( ) em que ( ) de que ( ) por que
Jogos:
Jogo da forca: escolha palavras retidas e desafie os alunos a descobri-las antes que a forca esteja completa.
Jogo de palavras cruzadas: crie palavras cruzadas com palavras retidas e desafie os alunos a preencherem as lacunas.
Jogo de adivinhação: escolha palavras retidas e dê dicas para os alunos tentarem adivinhá-las. O aluno que acertar primeiro ganha pontos.