Jogo de mímica: um jogador escolhe a palavra “rosnar” e deve representá-la sem falar, fazendo gestos que remetam a um animal rosnando. Os demais jogadores devem adivinhar qual é a palavra.
Exercício de escrita: pedir aos alunos que escrevam uma pequena história utilizando a palavra “rosnar”. A história pode ser fictícia ou baseada em uma experiência real.
Atividade de interpretação de texto: apresentar um texto que contenha a palavra “rosnar” e pedir aos alunos que identifiquem em qual contexto ela foi utilizada.
Jogo da associação: apresentar uma lista de palavras e pedir aos alunos que formem pares com as que possuem significado semelhante. Exemplo: rosnar – latir.
Exercício de vocabulário: pedir aos alunos que pesquisem sinônimos e antônimos da palavra “rosnar” e apresentem em uma lista.
Atividade de produção oral: dividir a turma em grupos e pedir que os alunos façam uma dramatização em que um personagem precisa rosnar para se comunicar.
Jogo da forca: escolher um aluno para escolher uma palavra e desenhar os traços na lousa para indicar o número de letras. Os demais alunos devem tentar adivinhar a palavra, dando sugestões de letras. A cada letra incorreta, é desenhado uma parte do corpo do enforcado.
Exercício de gramática: pedir que os alunos identifiquem em qual tempo verbal a palavra “rosnar” foi utilizada em uma frase.
Atividade de leitura: apresentar um texto em que apareça a palavra “rosnar” e pedir aos alunos que identifiquem o contexto e o significado da palavra.
Jogo da memória: preparar cartas com palavras relacionadas a animais, incluindo a palavra “rosnar”. Os alunos devem formar pares com as cartas que possuem o mesmo animal ou o mesmo tipo de ação, como rosnar ou latir.