Atividades:
Leitura e análise de uma diretiva: Propor aos alunos a leitura de uma diretiva emitida por alguma organização ou instituição. Após a leitura, pedir para que os alunos identifiquem quais são as orientações e instruções presentes na diretiva, bem como o seu objetivo e público-alvo.
Criação de uma diretiva: Dividir os alunos em grupos e propor a criação de uma diretiva fictícia para alguma situação hipotética, como, por exemplo, a realização de um evento ou a utilização de um espaço público. Cada grupo deve apresentar a sua diretiva aos demais, justificando as suas escolhas e decisões.
Exercícios:
Preenchimento de lacunas: Propor um exercício em que os alunos devem preencher lacunas em uma diretiva, utilizando o vocabulário correto e respeitando as normas de ortografia e gramática.
Produção textual: Pedir para que os alunos escrevam um texto curto, seguindo as orientações de uma diretiva previamente apresentada.
Jogos:
Jogo da diretiva maluca: Dividir os alunos em grupos e propor a criação de uma diretiva absurda, com orientações claramente impossíveis ou surrealistas. Cada grupo deve apresentar a sua diretiva aos demais, e o grupo que apresentar a diretiva mais criativa e engraçada ganha o jogo.
Jogo da interpretação de diretivas: Propor aos alunos a leitura de diretivas mal escritas ou confusas, e pedir para que eles as interpretem corretamente, identificando as orientações e instruções presentes e os seus objetivos. O grupo que interpretar corretamente o maior número de diretivas vence o jogo.