Identificação de falácias: apresente alguns exemplos de argumentos falaciosos e peça aos alunos para identificar a falácia presente em cada um deles.
Debate sobre falácias: organize um debate em sala de aula sobre as falácias mais comuns e como evitá-las em uma discussão ou argumentação.
Jogo da verdade: crie um jogo em que os jogadores devem identificar se uma afirmação é verdadeira ou falsa. Caso seja falsa, eles devem identificar a falácia usada para convencer o interlocutor.
Fábulas: selecione algumas fábulas conhecidas e peça aos alunos para identificar as falácias presentes na história.
Identificação de propaganda enganosa: selecione algumas propagandas que utilizam argumentos falaciosos e peça aos alunos para identificar a falácia utilizada.
Criação de argumentação válida: proponha aos alunos que criem um argumento válido e livre de falácias para convencer o público sobre um determinado tema.
Jogo da falácia: crie um jogo de cartas em que cada carta representa uma falácia. O objetivo é fazer com que os jogadores identifiquem as falácias em uma discussão.
Discussão sobre notícias falsas: atualmente, as notícias falsas ou “fake news” estão se tornando cada vez mais comuns. Organize uma discussão sobre como identificar esse tipo de informação e como evitar a disseminação de falsidades.
Análise de discursos políticos: selecione discursos políticos e peça aos alunos para identificar as falácias presentes no discurso.
Jogo da lógica: crie um jogo de lógica em que os alunos devem identificar erros de raciocínio ou falácias em uma série de questões.