Atividades:
- Debate sobre a importância da avaliação formativa na aprendizagem dos alunos.
- Elaboração de um plano de aula com estratégias de avaliação formativa.
- Análise e reflexão sobre exemplos de avaliação formativa em diferentes disciplinas.
- Discussão em grupo sobre como utilizar a avaliação formativa para identificar as necessidades dos alunos e planejar intervenções pedagógicas.
Exercícios:
- Identificar exemplos de feedbacks formativos em situações de aprendizagem.
- Elaborar questões de múltipla escolha que possam ser utilizadas como ferramentas formativas.
- Analisar diferentes tipos de atividades avaliativas (provas, trabalhos em grupo, apresentações, etc.) e identificar quais são mais adequados para a avaliação formativa.
- Criar um plano de intervenção pedagógica a partir dos resultados de uma avaliação formativa.
Jogos:
- Jogo da Avaliação Formativa: os participantes precisam responder a perguntas sobre conceitos e estratégias de avaliação formativa, ganhando pontos a cada acerto.
- Quiz da Aprendizagem: os participantes devem responder a perguntas sobre conteúdos específicos, mas antes de cada resposta, devem justificar sua escolha, indicando qual foi o raciocínio utilizado.
- Jogo da Autoavaliação: os participantes precisam avaliar o próprio desempenho em tarefas específicas, utilizando critérios previamente estabelecidos.
- Pense Rápido: os participantes precisam responder rapidamente a questões relacionadas aos conteúdos estudados, utilizando a avaliação formativa como referência.