Atividades:
1) Pergunte aos alunos quais são as suas habilitações e faça uma lista na lousa. Em seguida, peça para que eles formem grupos com pessoas que tenham habilitações diferentes das suas e discutam as habilidades e conhecimentos únicos que cada um possui.
2) Peça para que os alunos elaborem um currículo fictício, destacando as suas habilitações e experiências anteriores. Depois, organize uma atividade de simulação em que cada aluno apresente o seu currículo para um entrevistador.
Exercícios:
1) Complete as frases com as palavras corretas:
a) As ____ são as competências e habilidades que uma pessoa possui em determinada área.
b) As provas de ____ são avaliações que medem o conhecimento teórico e prático de uma pessoa em uma determinada área.
c) Para exercer algumas profissões é necessário possuir ____ específicas, como é o caso dos médicos e dos advogados.
2) Elabore um quiz com perguntas sobre habilitações em diferentes áreas, como por exemplo: "Qual é a habilitação necessária para ser piloto de avião?" ou "Quais são as habilitações necessárias para ser professor de matemática?"
Jogos:
1) Jogo da profissão: cada aluno deve escrever em um papel a profissão que gostaria de exercer no futuro. Depois, os papéis são recolhidos e redistribuídos aleatoriamente. Cada aluno deve então pesquisar quais são as habilitações necessárias para exercer a profissão que lhe foi atribuída e apresentar para a turma.
2) Palavras cruzadas: crie palavras cruzadas com termos relacionados a habilitações em diferentes áreas, como medicina, engenharia, direito, entre outras. Os alunos devem completar as palavras cruzadas e depois apresentar para a turma.