Jogo das Palavras: Forme uma roda com os participantes e comece com uma palavra relacionada ao tema (Idiotismo), por exemplo, "cara de pau". O próximo jogador deve falar uma palavra relacionada à anterior, como "fazer de conta". O jogo segue até alguém não conseguir pensar em uma palavra relacionada.
Exercício de Escrita: Peça aos participantes para escrever uma redação sobre um idiota imaginário, usando o maior número possível de idiotismos na narrativa.
Atividade de Desenho: Dê aos participantes uma lista de idiotismos e peça para que representem cada um deles em um desenho.
Jogo de Adivinhação: Escreva idiotismos em pequenos pedaços de papel e coloque-os em um recipiente. Em seguida, um jogador deve pegar um papel e representar o idiota com gestos ou mímicas, enquanto os outros tentam adivinhar qual idiotismo ele está representando.
Atividade em Grupo: Divida os participantes em grupos e peça para que eles criem uma cena teatral que inclua um ou mais idiotismos. Cada grupo deve se apresentar para os outros e todos votam na melhor performance.