Atividade 1:
- Peça aos alunos para escreverem todas as palavras que conseguem formar a partir das letras da palavra "impotentes".
- Depois, em grupo, discutam quais dessas palavras são sinônimos ou antônimos da palavra "impotentes".
- Cada grupo pode apresentar suas conclusões para a turma.
Exercício 1:
Complete as frases abaixo com a palavra "impotentes":
- Os alunos se sentiram ___ diante dos problemas da escola.
- Os manifestantes protestavam porque se sentiam ___ para mudar a situação.
- A imprensa denunciou a atuação ___ do governo frente à pandemia.
Exercício 2:
Marque a opção correta:
( ) A palavra "impotentes" é um adjetivo. ( ) A palavra "impotentes" é um verbo. ( ) A palavra "impotentes" é um substantivo.
Jogo 1:
Adedanha de sinônimos e antônimos da palavra "impotentes".
- Escreva a palavra "impotentes" no topo de uma folha de papel.
- Defina um tempo (por exemplo, 2 minutos) para que todos escrevam quantas palavras sinônimas ou antônimas conseguirem a partir da palavra em destaque.
- Depois, cada jogador lê sua lista em voz alta e pontua um ponto para cada palavra diferente que tenha escrito que não foi repetida pelos demais jogadores.
- Ganha o jogo quem tiver a maior pontuação no final.