Atividades:
Complete as frases com a palavra nocivo: a) Consumir bebidas alcoólicas em excesso pode ser __ à saúde. b) O uso de agrotóxicos é __ ao meio ambiente. c) É importante evitar o contato com produtos químicos __. d) O tabagismo é __ para o fumante e para as pessoas ao seu redor.
Crie uma lista de alimentos e substâncias que podem ser nocivas à saúde e apresente para a turma. Discuta as alternativas mais saudáveis para substituí-las.
Realize uma pesquisa sobre os impactos nocivos da poluição do ar, da água e do solo. Apresente os resultados em sala de aula, destacando as medidas que podem ser tomadas para reduzir esses impactos.
Exercícios:
Indique se as afirmações são verdadeiras ou falsas: a) A palavra nocivo significa benéfico. Falso b) Produtos químicos nocivos podem prejudicar a saúde humana. Verdadeiro c) O uso excessivo de eletrônicos não é nocivo à saúde. Falso d) A poluição do ar não é considerada nociva ao meio ambiente. Falso
Monte frases com as palavras nocivo, prejudicial e perigoso, destacando a diferença de significado entre elas.
Escreva um texto sobre os efeitos nocivos do uso de drogas, apresentando dados e exemplos concretos.
Jogos:
Jogo da Memória: crie cartas com imagens e palavras relacionadas à palavra nocivo. Misture todas as cartas e coloque-as viradas para baixo. Os jogadores devem virar duas cartas por vez, tentando formar pares de imagens e palavras correspondentes.
Jogo da Forca: escolha uma palavra relacionada a nocivo e desenhe a forca na lousa. Os jogadores devem tentar adivinhar a palavra, dando palpites de letras que possam estar na palavra.
Caça-Palavras: escreva uma lista de palavras relacionadas a nocivo e embaralhe as letras. Em seguida, monte uma grade com as letras e desafie os jogadores a encontrarem as palavras na grade.