Ditado mudo: o professor diz uma palavra e os alunos devem representá-la com gestos e mímica. Quando o professor disser "ponho-me", os alunos devem se levantar e se posicionar em pé.
Palavras cruzadas: a palavra "ponho-me" pode ser incluída em uma das definições das palavras cruzadas, e os alunos precisam descobrir a palavra correspondente para preencher o espaço em branco.
Jogo da forca: os alunos tentam adivinhar as letras que formam a palavra "ponho-me" antes de completar o desenho do enforcado.
Caça-palavras: os alunos procuram a palavra "ponho-me" em uma matriz de letras.
Memória de palavras: os alunos jogam um jogo de memória com cartas que exibem palavras relacionadas à palavra "ponho-me".
Charadas: o professor pode fazer uma charada com a palavra "ponho-me" para que os alunos tentem adivinhar qual é a palavra.
Jogo de associação de palavras: os alunos fazem associações com palavras que têm relação com a palavra "ponho-me", como "levantar", "iniciar", "começar", "dispôr-se", etc.