📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Preocupado

  1. Jogo da Memória: Faça cartas com a palavra "preocupado" escrita e outras com imagens que representem situações que podem nos deixar preocupados, como um exame, uma entrevista de emprego, uma discussão com um amigo, etc. Misture as cartas e coloque-as de cabeça para baixo. Cada jogador deve virar duas cartas e tentar encontrar o par correspondente. Quando encontrar, deve explicar o motivo da preocupação representada na carta.

  2. Caixa da Gratidão: Junte um grupo de amigos ou familiares e pegue uma caixa. Escreva "Preocupações" em um papel e cole na caixa. Cada pessoa deve escrever em pequenos papéis suas preocupações e colocar dentro da caixa. Em seguida, mude o papel para "Gratidão" e cada um deve escrever algo pelo qual é grato e colocar na caixa. No final, leiam juntos as gratidões para reforçar o sentimento positivo.

  3. Exercício de Análise de Pensamentos: Peça para os participantes escreverem uma frase que os deixe preocupados, como "Não vou conseguir passar na prova". Depois, peça que cada um analise seus pensamentos e tente substituir a frase por uma mais positiva e realista, como "Eu estudei e me preparei, tenho chances de passar". Discutam juntos os resultados e o impacto das palavras em nossas emoções.

  4. Debate Construtivo: Divida o grupo em duas equipes e peça para debaterem sobre um tema que possa gerar preocupações, como "O futuro do planeta". Cada equipe deve apresentar argumentos e propostas construtivas para lidar com a situação. Ao final, discutam juntos as ideias e como podem aplicá-las na vida cotidiana.

  5. Meditação Guiada: Peça para todos se sentarem confortavelmente e fecharem os olhos. Inicie uma meditação guiada, falando sobre como é normal sentir preocupação e como podemos acolher essas emoções sem nos deixarmos abalar por elas. Peça para visualizarem um lugar tranquilo e seguro, onde possam se sentir mais relaxados e em paz. Ao final, todos podem compartilhar como se sentiram durante a meditação.

Compartilhe

Fale Conosco

Comentários