Atividades:
Identificação de padrões: apresente aos alunos sequências de números e peça para que eles identifiquem se se trata de uma progressão aritmética ou geométrica.
Criação de sequências: peça para que os alunos criem sequências de números que sejam progressões aritméticas ou geométricas.
Cálculo de termos: peça para que os alunos calculem o valor de um termo específico em uma determinada progressão aritmética ou geométrica.
Exercícios:
Qual é o décimo termo da progressão aritmética 3, 7, 11, 15...?
Qual é o valor da razão da progressão geométrica 2, 4, 8, 16...?
Calcule a soma dos 10 primeiros termos da progressão aritmética 2, 5, 8, 11...?
Jogos:
Jogo da progressão: em duplas, um aluno começa a sequência com um número e o colega continua com o próximo número da progressão. A dupla que conseguir avançar mais na sequência ganha.
Jogo da memória: crie cartas com os termos de uma progressão aritmética ou geométrica e misture-as. Os alunos devem encontrar os pares corretos dos termos que fazem parte da mesma progressão.
Jogo do dominó: crie peças de dominó com termos de progressões aritméticas ou geométricas. Os alunos devem encaixar as peças de acordo com a sequência correta.