Identificação de equações quadráticas: apresentar um conjunto de equações e pedir aos alunos para identificar quais são quadráticas e quais não são.
Gráfico de parábolas: apresentar aos alunos uma parábola e pedir para que eles desenhem o gráfico correspondente.
Resolução de equações quadráticas: propor exercícios para que os alunos resolvam equações quadráticas utilizando fatoração, fórmula de Bhaskara ou completando o quadrado.
Sistemas de equações quadráticas: propor exercícios para que os alunos resolvam sistemas de equações quadráticas utilizando substituição ou eliminação.
Jogo da parábola: criar um jogo em que os alunos tenham que acertar a posição correta de uma parábola em um gráfico.
Investigação de propriedades das equações quadráticas: pedir aos alunos para investigar propriedades das equações quadráticas, como o eixo de simetria, os zeros da função, o vértice da parábola, entre outras.
Estudo de aplicação das equações quadráticas: apresentar aos alunos problemas do cotidiano que podem ser resolvidos com equações quadráticas, como a determinação de trajetórias de projéteis ou a modelagem de movimentos de corpos em queda livre.