📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Ultramarino

Atividade 1: Palavras cruzadas Instruções: - Imprima a grade de palavras cruzadas abaixo. - Complete a grade com as palavras relacionadas ao tema "Ultramarino". - Para ajudar, as definições das palavras estão abaixo da grade.

PRODUTOS
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RL
TV
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LI
UA
IIRANTES

Definições: 1. Fazem parte do comércio ultramarino. 2. Produtos trazidos do Ultramar pelos portugueses. 3. Países além-mar, conquistados pelos portugueses. 4. Marinheiros que trabalhavam nas expedições ultramarinas.

Atividade 2: Pique-bandeira com palavras Instruções: - Divida a turma em dois grupos. - Cada grupo escolhe uma palavra relacionada ao tema "Ultramarino". - Os dois grupos se posicionam em lados opostos do espaço de jogo e traçam uma linha no meio. - Cada grupo esconde uma bandeira em seu território. - Os jogadores tentam atravessar o território adversário, encontrar a bandeira e retornar ao seu território sem serem pegos pelos adversários. - A cada vez que um jogador é pego, ele deve falar uma palavra relacionada ao tema "Ultramarino". - Ganha o grupo que encontrar a bandeira adversária primeiro e retornar ao seu território sem ser pego.

Exercício: Caça-palavras Instruções: - Encontre as palavras relacionadas ao tema "Ultramarino" no caça-palavras abaixo. - As palavras podem estar na vertical, na horizontal e na diagonal, de trás para frente ou de frente para trás.

A L G O D Ã O A I N D A G A L Ã O N N A B O R A F U N G O O E R U H I E C U A D O R N N O C B S R Z E T U D I D O C E B C O A T I U A O R M O U R O R A M A L E T O M A R M A S S AI U V E I H A E L U E A B A C A X I N N E R U L O T M A O

Palavras: - Algodão - Galão - Abacaxi - Ouro - Ecuador - Massa - Didoce - Fungo - Tumulto - Ramalhete - Nerulot - Rota - Leucina

Jogo: Jogo da Memória Instruções: - Escreva as palavras relacionadas ao tema "Ultramarino" em cartões ou folhas de papel. - Embaralhe os cartões e coloque-os virados para baixo. - Os jogadores jogam de dois em dois: cada vez que viram um cartão, devem tentar encontrar o outro cartão correspondente. - O jogador que juntar mais pares de cartões é o vencedor.

Palavras: - Escravo - Pimenta - Navegador - Feitoria - Marfim - Tráfico - Colônia - Caravela - Comércio - Escambo - Descoberta - Especiarias - Expansão.

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