📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Vadio

Atividade 1: Escrita Criativa

Peça para os alunos escreverem um conto curto sobre um personagem que é considerado vadio pela sociedade. Encoraje-os a explorar as razões pelas quais o personagem é visto dessa maneira e como ele se sente em relação a isso. Eles também podem discutir como a palavra "vadio" é usada de maneira injusta ou estereotipada e como devemos ter cuidado ao rotular as pessoas.

Atividade 2: Caça-palavras

Crie um caça-palavras com palavras relacionadas a "vadio", como "preguiçoso", "ocioso", "desocupado", "indolente", "inativo", "inútil", entre outras. Os alunos podem trabalhar em grupo ou individualmente para encontrar as palavras escondidas.

Exemplo de Caça-Palavras:

V A D I O S O P R E G U I Ç O S O D E S O C U P A D O I N D O L E N T E I N A T I V O A B A N D O N A D O O C I O S O I N Ú T I L 

Atividade 3: Jogo de Tabuleiro

Crie um jogo de tabuleiro com a palavra "vadio". Os alunos podem jogar em grupos ou individualmente. O objetivo do jogo pode ser coletar pontos ou chegar ao final do tabuleiro. As perguntas e desafios do jogo devem estar relacionados ao tema "vadio", como:

  • Defina o significado da palavra "vadio"
  • Cite três sinônimos de "vadio"
  • Qual é a origem da palavra "vadio"?
  • Descreva uma situação em que uma pessoa possa ser vista como "vadio"
  • Dê exemplos de atividades que não são consideradas "vadiagem"
  • Crie uma frase com a palavra "vadio"

Exemplo de Jogo de Tabuleiro:


| INÍCIO | PERGUNTA: Defina a palavra| || "vadio"| | AVANCE 2 ||



|| DESAFIO: Crie uma história| | AVANCE 1 | sobre um personagem que é | || considerado "vadio" pela | || sociedade|



|| PERGUNTA: Cite três sinônimos | | VOLTE 2 | de "vadio"| ||| |||



|| DESAFIO: Descreva uma situação | | AVANCE 3 | em que uma pessoa possa ser| || vista como "vadio" | |||



|| PERGUNTA: Dê exemplos de | | VOLTE 1 | atividades que não são| || consideradas "vadiagem"| |||



| FINAL | DESAFIO: Crie uma frase com a | || palavra "vadio"| ||| |||


Compartilhe

Fale Conosco

Comentários