📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Apodrecidos

Atividade 1: Caça-palavras Crie um caça-palavras com palavras relacionadas ao tema apodrecidos, como por exemplo: podridão, mofo, bolor, decomposição, putrefação, entre outras. Peça aos alunos para encontrarem as palavras escondidas na grade de letras.

Exemplo:

P O D R I D Ã O M O F O E I R A T L S E C Ú O L U S C O L A S E R R O T E C U E E I A U L R E S F C R S O S S O A O S S E N R E Ç N T O B O L O

Atividade 2: Jogo da memória Crie um jogo da memória com cartas que contém imagens relacionadas ao tema apodrecidos, como por exemplo: frutas ou legumes apodrecidos, alimentos com mofo, objetos em estado de decomposição, entre outros. O objetivo do jogo é encontrar os pares de cartas iguais.

Atividade 3: Exercício de escrita Peça aos alunos para escreverem um pequeno texto sobre o tema apodrecidos. Eles podem escolher um dos seguintes tópicos para desenvolverem o texto:

  • O que causa a apodrecimento dos alimentos?
  • Como evitar o apodrecimento dos alimentos?
  • O processo de decomposição dos alimentos: o que acontece quando um alimento apodrece?
  • Como o apodrecimento dos alimentos pode causar doenças?
  • A relação entre o apodrecimento dos alimentos e o desperdício de alimentos.

Atividade 4: Jogo de adivinhação Crie uma lista de adivinhações relacionadas ao tema apodrecidos e peça aos alunos para adivinharem as respostas. Algumas sugestões são:

  • O que é que fica maior quanto mais se tira dele? Resposta: O buraco do queijo apodrecido.

  • O que é que não tem olhos, mas pode ver? Resposta: O mofo nas paredes.

  • Qual é o caminho que um tomate apodrecido mais gosta de seguir? Resposta: O caminho do purê.

  • O que é que perece quando é lavado, molhado ou mexido? Resposta: O bolor nos alimentos.

  • O que é que faz o dia ficar mais escuro? Resposta: O apodrecimento dos legumes e frutas no mercado.

Atividade 5: Debate em sala de aula Organize um debate em sala de aula sobre o tema apodrecidos. Divida a turma em dois grupos, um a favor e outro contra, e dê a cada grupo alguns argumentos para defender sua posição. Algumas sugestões de argumentos são:

Grupo a favor: - O apodrecimento dos alimentos é uma forma natural de decomposição que faz parte do ciclo da vida; - O desperdício de alimentos é um problema que pode ser amenizado através do consumo de alimentos apodrecidos; - Existem muitas receitas que podem ser feitas com alimentos que estão em estado de deterioração, como bolos e tortas.

Grupo contra: - O apodrecimento dos alimentos pode causar doenças e intoxicações alimentares; - O consumo de alimentos apodrecidos pode levar a uma alimentação de baixa qualidade e pouco saudável; - O desperdício de alimentos pode ser evitado através de medidas de conservação e armazenamento adequados.

Compartilhe

Fale Conosco

Comentários