Jogo da forca com a palavra "atarefadas"
- Desenhe uma forca em um papel
- Escreva a palavra "atarefadas" embaixo das linhas da forca
- A pessoa que vai tentar adivinhar a palavra deve falar uma letra
- Se a letra estiver na palavra, escreva-a nas linhas correspondentes
- Se a letra não estiver na palavra, desenhe uma parte do corpo do enforcado (cabeça, tronco, braços, pernas)
- O jogo continua até que a pessoa adivinhe a palavra ou o enforcado esteja completo.
Exercício de escrita criativa
- Peça para os alunos escreverem um texto sobre uma situação em que eles estavam atarefados.
- Eles devem descrever o que estavam fazendo, por que estavam tão ocupados e como se sentiam.
- Depois, devem ler seus textos em voz alta para a turma.
Atividade de associação de palavras
- Escreva a palavra "atarefadas" em um papel grande e cole-o na parede.
- Divida a turma em grupos e distribua cartões com palavras relacionadas (por exemplo: trabalho, estudos, tarefas domésticas, compromissos).
- Cada grupo deve associar as palavras com "atarefadas" e colá-las no papel.
- Depois, cada grupo deve explicar suas associações.
Jogo de memória
- Escreva a palavra "atarefadas" em várias cartas de papelão e misture-as em uma pilha.
- Com as cartas viradas para baixo, um jogador deve virar duas cartas de cada vez, na tentativa de encontrar a combinação correta.
- Se as palavras combinarem (por exemplo: "atarefadas" e "ocupadas"), o jogador fica com as cartas.
- O jogo continua até que todas as cartas sejam combinadas. O jogador com mais cartas no final vence.
Atividade de discussão em grupo
- Crie uma roda de conversa e pergunte aos alunos sobre suas rotinas diárias e como lidam com as atividades que precisam fazer.
- Discuta sobre como é possível se sentir atarefado e estressado com tantas responsabilidades.
- Pergunte aos alunos sobre estratégias que eles usam para lidar com a sobrecarga de tarefas.
- Encoraje-os a compartilhar dicas úteis uns com os outros.