Atividade de reflexão: Peça aos alunos que reflitam sobre suas próprias atitudes e comportamentos. Eles devem identificar situações em que foram autocríticos e avaliar se a autocrítica foi construtiva ou destrutiva.
Jogo de palavras: Os alunos devem criar palavras relacionadas à autocrítica, a partir das letras disponíveis. Por exemplo: TROCA, ARTIGO, TICA, AUTOS.
Exercício de escrita: Cada aluno deve escrever um texto sobre a importância da autocrítica na vida pessoal e profissional. O texto deve incluir exemplos de situações em que a autocrítica pode ser útil e como ela pode ser desenvolvida.
Debate em grupo: Divida os alunos em grupos e peça que discutam em grupo a importância da autocrítica. Cada grupo deve apresentar suas conclusões e ideias para toda a classe.
Jogo de perguntas e respostas: O professor pode fazer perguntas sobre a autocrítica e os alunos devem responder corretamente para avançar no jogo. O objetivo é testar o conhecimento dos alunos sobre o tema.
Dinâmica do espelho: Peça que os alunos se olhem no espelho e reflitam sobre seus próprios comportamentos e atitudes. Eles devem pensar em como podem ser mais autocríticos e usar essa habilidade para melhorar sua vida.
Exercício de autoavaliação: Cada aluno deve fazer uma lista das suas qualidades e defeitos. Eles devem refletir sobre cada um deles e identificar como a autocrítica pode ajudar a desenvolver suas habilidades e superar seus desafios.