📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Catar

  1. Jogo de memória: Imprima várias imagens de objetos que podem ser catar (por exemplo, uma concha, uma fruta, uma bola, um brinquedo) e cole cada imagem em um cartão. Embaralhe os cartões e coloque-os virados para baixo. Os jogadores devem virar dois cartões por vez para tentar encontrar pares de objetos que podem ser catados. O jogador que encontrar mais pares é o vencedor.

  2. Exercício de escrita: Peça aos alunos que escrevam uma lista de coisas que podem ser catadas, como maçãs, conchas, pedras, folhas, etc. Em seguida, peça que eles escrevam frases usando a palavra "catar" para descrever uma ação: "Eu gosto de catar conchas na praia".

  3. Atividade de artes: Proponha aos alunos para fazerem um mural sobre o tema "coisas que podem ser catadas". Eles podem desenhar, pintar ou colar imagens de objetos que podem ser catados, como frutas, flores, pedras, etc.

  4. Jogo de ação: Divida a turma em duas equipes. Uma equipe é responsável por espalhar objetos pelo chão (como bolas ou brinquedos) e a outra equipe deve catar esses objetos o mais rápido possível. A equipe que catar mais objetos no tempo determinado é a vencedora.

  5. Exercício de interpretação: Leia uma história curta sobre alguém que está catando algo, como uma menina que está catando flores no jardim. Peça aos alunos para desenhar a cena descrita na história e escrever uma frase que descreva o que está acontecendo.

  6. Jogo de raciocínio: Escreva várias palavras relacionadas ao tema "catar" em pedaços de papel (por exemplo, frutas, flores, objetos perdidos, etc.). Coloque os papéis em uma caixa e peça aos jogadores para escolherem um papel aleatoriamente. Em seguida, eles devem pensar em uma frase ou história usando a palavra escolhida. Por exemplo, se eles escolherem "maçã", eles poderiam dizer "Eu fui catar maçãs na fazenda com a minha família".

  7. Atividade de matemática: Peça aos alunos para contar quantos objetos eles conseguem catar em um minuto. Eles podem usar os objetos de uma caixa (como lápis ou pedrinhas) ou objetos espalhados pelo chão (como bolinhas de papel). Depois, eles podem comparar suas pontuações com as dos colegas e ver quem catou mais objetos.

Compartilhe

Fale Conosco

Comentários