📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Classifique

Atividade 1: Classificação de animais

  1. Solicite aos alunos que classifiquem os animais em grupos, como: mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios.

  2. Em seguida, peça que cada aluno escolha um animal e descreva suas principais características.

  3. Para finalizar, faça uma roda de conversa e discuta com os alunos sobre as semelhanças e diferenças entre os animais.

Exercício 1: Classificação de substantivos

  1. Peça aos alunos que leiam alguns textos ou frases e identifiquem os substantivos.

  2. Em seguida, solicite que classifiquem os substantivos em comuns, próprios, coletivos, simples e compostos.

  3. Por fim, proponha que os alunos criem frases utilizando os substantivos classificados.

Jogo 1: Classificação de objetos

  1. Prepare uma caixa com diversos objetos de diferentes categorias, como: material escolar, objetos de cozinha, brinquedos, etc.

  2. Peça que os alunos, em grupos, organizem os objetos em categorias.

  3. O grupo que conseguir classificar o maior número de objetos corretamente em menos tempo é o vencedor.

Atividade 2: Classificação de plantas

  1. Leve os alunos para um espaço aberto, como um jardim ou um parque.

  2. Solicite que eles observem as plantas e classifiquem as espécies em grupos, como: árvores, arbustos, flores, plantas medicinais, etc.

  3. Em seguida, peça que cada aluno escolha uma planta e descreva suas principais características.

Exercício 2: Classificação de verbos

  1. Peça aos alunos que leiam algumas frases e identifiquem os verbos presentes.

  2. Em seguida, solicite que classifiquem os verbos em regulares, irregulares, transitivos e intransitivos.

  3. Por fim, proponha que os alunos criem frases utilizando os verbos classificados.

Jogo 2: Classificação de alimentos

  1. Monte um jogo da memória com imagens de alimentos de diferentes categorias, como: frutas, legumes, carboidratos, proteínas, etc.

  2. Peça que os alunos joguem em duplas e encontrem as imagens correspondentes.

  3. O aluno ou equipe que conseguir identificar o maior número de alimentos em menos tempo é o vencedor.

Compartilhe

Fale Conosco

Comentários