Jogo da memória: Faça um jogo da memória com palavras alusivas ao verbo "comandou", como "chefiou", "dirigiu", "liderou", "orientou", entre outras.
Preenchimento de lacunas: Crie uma série de frases com lacunas para os alunos preencherem com a palavra "comandou". Por exemplo: "O general ___ o exército para a vitória"; "O técnico ___ a equipe à vitória"; etc.
Caça-palavras: Faça um caça-palavras com palavras relacionadas ao verbo "comandou", como "dirigiu", "liderou", "chefiou", "orientou", etc.
Jogo de perguntas e respostas: Crie um jogo de perguntas e respostas sobre a história de pessoas que comandaram grandes realizações, como "Quem ___ a Expedição Lewis e Clark?", "Quem ___ as tropas americanas durante a Segunda Guerra Mundial?", etc.
Histórias em quadrinhos: Peça aos alunos para criar histórias em quadrinhos usando o verbo "comandou" em diferentes contextos, como um capitão de navio, um gerente de empresa ou um treinador de futebol.
Classificação gramatical: Peça aos alunos para identificar a classe gramatical da palavra "comandou" em diferentes frases, como verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto, etc.
Atividade de escrita: Peça aos alunos para escreverem histórias usando a palavra "comandou" e outras palavras relacionadas ao verbo, como "liderança", "competência", "autoridade", etc.
Charadas: Crie charadas com a palavra "comandou" como resposta e dê a dica, como "Este verbo significa liderar, dirigir ou chefear um grupo ou uma tarefa".
Quiz: Faça um quiz com perguntas sobre pessoas e eventos históricos em que alguém "comandou" uma grande conquista ou vitória.
Debate: Promova um debate sobre a importância da liderança e de como o ato de "comandar" pode influenciar as pessoas e o mundo ao redor.