Atividade 1: Definição de Conjetura
Material: Papel e canetas.
Instruções:
Peça aos alunos para pesquisarem a definição de conjetura.
Divida a turma em grupos de três ou quatro.
Dê a cada grupo uma folha de papel e uma caneta.
Peça que cada grupo escreva a definição de conjetura.
Depois que todos terminarem, peça que compartilhem suas definições com a turma.
Exercício 1: Conjeturas Verdadeiras ou Falsas
Material: Papel e canetas.
Instruções:
Peça aos alunos para escreverem cinco conjeturas verdadeiras e cinco falsas.
Depois que todos terminarem, peça que compartilhem suas conjeturas com a turma.
Peça que os outros alunos tentem adivinhar quais são verdadeiras e quais são falsas.
Jogo 1: O jogo das conjeturas
Material: Papel e canetas.
Instruções:
Divida a turma em grupos de três ou quatro.
Dê a cada grupo uma folha de papel e uma caneta.
Peça que cada grupo escreva uma conjetura em um pedaço de papel.
Colha os papéis e misture-os.
Distribua os papéis novamente, garantindo que cada grupo tenha uma conjetura diferente.
Peça que cada grupo discuta a conjetura e tente descobrir se é verdadeira ou falsa.
Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.
O grupo que acertar mais conjeturas ganha o jogo.