Atividade de contagem de tempos: O professor pode tocar um compasso e pedir para os alunos contarem quantos tempos têm. Depois, pode pedir para os alunos tocarem o mesmo compasso e contarem os tempos novamente.
Exercício de marcação de tempo: O professor pode tocar um compasso e pedir para os alunos marcarem o tempo com palmas ou batendo os pés. Depois, pode aumentar a velocidade do compasso para aumentar a dificuldade.
Jogo de adivinhação de compassos: O professor pode tocar alguns compassos diferentes e pedir para os alunos adivinharem qual é o compasso que está sendo tocado. Os alunos podem participar em equipes para tornar o jogo mais divertido.
Atividade de criação de compassos: Os alunos podem criar seus próprios compassos a partir de batidas ou padrões de som. O professor pode pedir para eles fazerem diferentes combinações de compassos e testá-los tocando em conjunto.
Exercício de leitura de partituras: O professor pode entregar partituras com diferentes compassos para os alunos lerem. Eles podem praticar tocando os diferentes compassos e depois comparar com a partitura para verificar se estão tocando corretamente.
Jogo de reconhecimento de compassos: O professor pode tocar um compasso e pedir para os alunos identificarem qual é o compasso, escrevendo-o em um papel. O aluno que acertar ganha um ponto e, no final, quem tiver mais pontos ganha o jogo.