📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Compulsório

Atividade 1: Definição de Compulsório - Peça para os alunos escreverem a definição da palavra compulsório em um papel - Em seguida, peça para cada aluno compartilhar sua definição com a classe - Discuta em conjunto qual é a definição correta e explique o significado da palavra.

Exercício 1: Caça-Palavras - Crie um caça-palavras com palavras relacionadas a compulsório (ex: obrigatório, impositivo, necessário, forçado, etc.) - Distribua o caça-palavras para os alunos e peça para que encontrem as palavras escondidas. - Depois, peça para que os alunos criem frases com as palavras encontradas.

Jogo 1: Jogo da Expressão - Escreva algumas expressões que utilizem a palavra compulsório (ex: voto compulsório, serviço militar compulsório, etc.) em pedaços de papel e coloque em uma sacola ou caixa. - Divida a turma em equipes e peça para que cada equipe pegue um papel da sacola/ caixa. - A equipe deve explicar a expressão para as outras equipes sem utilizar a palavra em questão. A equipe que acertar mais expressões vence o jogo.

Atividade 2: Relacionando com a Lei - Peça para que os alunos pesquisem a lei que trata do tema compulsório (ex: Lei do Serviço Militar, Lei do Voto obrigatório, etc.) - Em seguida, peça para que os alunos façam uma apresentação sobre a lei, explicando o que é compulsório e como a lei é aplicada na prática.

Exercício 2: Preenchendo lacunas - Crie frases com lacunas que devem ser preenchidas com palavras relacionadas a compulsório (ex: É votar nas eleições. / É um dever o alistamento militar quando completamos 18 anos.) - Peça para que os alunos preencham as lacunas e em seguida discuta em conjunto as respostas.

Jogo 2: Jogo das Perguntas - Divida os alunos em grupos e peça para que cada grupo escolha um representante. - O representante deve ficar de frente para a classe e os outros membros do grupo devem fazer perguntas relacionadas a compulsório ao representante. - O representante deve responder às perguntas sem hesitar. Quando errar ou demorar para responder, ele é substituído por outro membro do grupo. - O grupo que durar mais tempo com o mesmo representante vence o jogo.

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