Atividades: 1. Pesquisar sobre os concursos públicos mais concorridos no Brasil e suas respectivas áreas de atuação. 2. Elaborar um quadro comparativo entre as vantagens e desvantagens de ser concursado e ter um emprego com carteira assinada. 3. Realizar uma entrevista com um servidor público concursado sobre sua experiência na carreira.
Exercícios: 1. Complete as frases com a palavra concursado: a. Maria passou em um concurso público e agora é ____. b. A empresa optou por contratar um ____ para a vaga de gerente. c. João estudou durante anos para se tornar _____.
Jogos: 1. Jogo da memória: imprimir cartas com palavras relacionadas a concursos públicos, como “prova”, “edital”, “classificação”, “apostila”, entre outras, e jogar o jogo da memória com as crianças. 2. Caça-palavras: elaborar um caça-palavras com palavras relacionadas a concursos públicos, como “concursado”, “vaga”, “salário”, “cargos”, entre outras. 3. Jogo de perguntas e respostas: dividir a turma em equipes e fazer perguntas sobre concursos públicos, como “quais são as etapas de um concurso público?”, “quais são as vantagens de ser concursado?”, “quantas horas semanais trabalha um servidor público?”. A equipe que acertar mais perguntas ganha.