Atividades:
Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma situação em que tenham se sentido constrangidos. Peça que compartilhem suas experiências com a turma.
Divida a turma em grupos e peça que criem uma cena teatral em que um personagem se sinta constrangido. Em seguida, os grupos apresentam as cenas para a turma.
Estimule a escrita criativa, pedindo para os alunos escreverem um conto ou uma história em que um personagem se sinta constrangido.
Exercícios:
a) Ao perceber que tinha esquecido o nome do entrevistador, ele se sentiu ___.
b) Depois de derrubar o prato na mesa, ela ficou ___.
c) Quando o chefe disse que era hora de cortar despesas, ele se sentiu ___.
a) Ele se sentiu constrangido ___ a porta do vestiário.
( ) abrindo
( ) fechando
( ) trancando
b) Ela sentiu-se constrangida ___ em frente aos amigos.
( ) ao dançar
( ) ao cantar
( ) ao cozinhar
c) O menino ficou constrangido ___ ao professor.
( ) quando chegou tarde
( ) quando respondeu errado
( ) quando se machucou
Jogos:
Jogo dos sinônimos: peça aos alunos que encontrem sinônimos para a palavra constrangido, em um tempo determinado.
Jogo das expressões: apresente aos alunos diversas expressões que contenham a palavra constrangido, como "ficar vermelho de vergonha", "sentir-se acuado", "ficar sem graça", e peça que eles digam o significado de cada uma.
Jogo da interpretação: leia uma situação em que um personagem se sinta constrangido, e peça que os alunos interpretem a reação desse personagem.